Apresentac A O Oral Etica G1 Turma 1
687 palavras
3 páginas
Ética e Direito DesportivoBreve Apresentação Oral
1
“Games and recreation for all types of girls, by all means, which develop charm and social health, but athletic competition in basketball, track and field sports, and baseball? No” (Frederick R. Rodgers, School and Society,
1929)
O texto aborda a questão da discriminação sentida pelas mulheres, na prática desportiva, quais as formas utilizadas para lutar contra tal discriminação e o efeito da aplicação da Lei “Title IX”, nos EUA.
A Lei “Title IX”
Proporcionalidade
Igualdade de Oportunidades
Principais Conclusões (Cont.)
A Lei “Title IX”
Aplicada em 1972, esta lei defende a não discriminação com base no sexo.
Duas formas de entender a lei: o Assimilação
Entende-se a lei à letra: “equal rights”, a sociedade não vê na diferença de sexos nada mais que a diferença de cor dos olhos. No entanto há diferentes factores biológicos que podem influenciar o desempenho de homens e mulheres.
○
Pluralismo
Reconhece a diferença entre os sexos e por isso, apoia a competição em que há separação por sexo, devendo, no entanto, os apoios permanecer equivalentes para ambos.
Principais Conclusões (Cont.)
O autor concorda com o pluralismo, reconhecendo que existem desportos onde é evidente a superioridade masculina e outros a feminina.
Reconhecer que existem diferenças sexuais no desporto irá permitir à mulher a libertação das restrições tradicionais e tornar possível o seu ingresso nas competições de alto nível.
Principais Conclusões (Cont.)
A Lei “Title IX” foi então responsável por:
Reconhecimento da mulher como parte integrante no progresso desportivo. o Preocupação na igualdade de apoios e recursos para ambos os sexos. o Aumento significativo do número de participantes femininas em competições desportivas. o Principais Conclusões (Cont.)
Proporcionalidade
Relativamente a esta problemática o autor nomeia duas soluções: Elevar a proporção de mulheres participantes e reduzir a proporção de