APRESENTAC A O FINAL COMPLETA Editada 2
Metano Etano
Propano Outros
O gás natural, ou GN, é um combustível fóssil, não renovável, encontrado em reservatórios subterrâneos tanto em terra quanto em mar. É definido como sendo a parcela do petróleo que se encontra na fase gasosa ou em solução nas condições de reservatório e que permanece no estado gasoso nas condições atmosféricas. Sua composição é dada por uma mistura variada de hidrocarbonetos leves, em principal o metano, podendo ser encontrado na forma associada, em poços petrolíferos e, principalmente, na forma não associada, em reservatórios de gás, onde a exploração se torna mais favorável.
Igualmente ao petróleo, os depósitos de GN são encontrados em formações geológicas nas quais as misturas de gases foram presas por uma massa de rocha impermeável. Os processos naturais de formação do GN envolvem a degradação da matéria orgânica por bactérias anaeróbias, a degradação da matéria orgânica e do carvão por temperatura e pressão elevadas e a alteração térmica dos hidrocarbonetos líquidos.
CONVENCIONAL X NÃO CONVENCIONAL
GN CONVENCIONAL
GN NÃO CONVENCIONAL
Encontrado no subsolo, em depósitos ou reservatórios isolados por rochas impermeáveis. Pode ou não ser associado a petróleo.
Exploração mais complexa e menos atrativa economicamente.
- GÁS DE XISTO (SHALE GAS)
- DEEP GAS
- TIGHT GAS
- DEEP WATER GAS
- GÁS DE CARVÃO
(COALBEAD METHANE)
- GÁS DE ZONAS
GEOPRESSURIZADAS
O GÁS NATURAL LIQUEFEITO
O gás natural liquefeito, ou
GNL, é o gás natural liquefeito em escala comercial, por um processo de refrigeração, com redução do seu volume original em até 600 vezes.
Esse processo é realizado para que se possa transportar e armazenar o GN em locais onde não chegam gasodutos.
PRODUÇÃO
Segundo a ANP, a produção de GNL compreende as seguintes atividades:
- EXPLORAÇÃO, PRODUÇÃO
E PROCESSAMENTO DO GN
- LIQUEFAÇÃO
- TRANSPORTE
- ARMAZENAMENTO
- REGASEIFICAÇÃO
- DISTRIBUIÇÃO AO
MERCADO CONSUMIDOR
CONVERSÃO DE GN PARA GNL