Apresenta O
• A principal característica da construção convencional é a sua função primária de vedação ou fechamento, separando ambientes e fachadas. O emprego de vigas e pilares moldados por formas de madeira também é grande, sendo este o método construtivo mais utilizado no Brasil
• Para estruturar um projeto desse porte, é necessário contar com materiais como o concreto armado, que ficou popular durante o período modernista da arquitetura nacional. Juntas, ambas estrutura e vedação dão diversas possibilidades estéticas a um projeto e deixam as formas mais flexíveis.
• A maioria das construções convencionais também geram bastante entulho devido a quebra de blocos do sistema: as paredes são normalmente erguidas e depois rasgadas para receberem a tubulação, sendo esta sua principal desvantagem econômica e ambiental, calculada em cerca de 20 a 30% de prejuízo em mão de obra e materiais.
Alvenaria Estrutural
• Alvenaria estrutural, também chamada de alvenaria/parede portante, exige planejamento e profissionais qualificados.
• A alvenaria estrutural funciona como 2 em 1, juntando as funções de estrutura e vedação em um só sistema, que utiliza medidas, padrões de elementos construtivos, como blocos concretos e cerâmicos, acrescidos de elementos compensadores para uma melhor modulação.
• Quando devidamente planejada, a alvenaria estrutural deve ser capaz de suportar todas as cargas, a de seu próprio peso, lajes, coberturas além de ser resistente a intempéries externas, como chuvas e ventos.
• As limitações se aplicam a prédios com muitas fachadas em vidro, portas e janelas muito amplas ou divisórias internas móveis, já que o fator de carga estrutural + vedação torna a alvenaria estrutural difícil de ser modificada, restringindo a liberdade de reformas e alterações no projeto.
Construção convencional X Alvenaria estrutural