Apresenta O
REGIONAIS E GLOBAIS
O Brasil talvez seja um dos exemplos mais eloqüentes de que crescimento econômico, industrialização e modernização podem conviver por longo tempo com profundas desigualdades sociais.
Panorama Ambiental - Fases
A primeira que vai de início do século
XX até 1972, onde prevalece um tratamento pontual das questões ambientais e desvinculado de qualquer preocupação com os processos de desenvolvimento.
1972 a 1992
A segunda fase começa com a
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano em
Estocolmo em 1972 e vai até 1992, caracterizando-se pela busca de uma nova relação entre meio ambiente e desenvolvimento.
Década de 90
Modificação dos conceitos de
“crescimento e desenvolvimento econômico frente à questão ambiental”
⇩
conceito de desenvolvimento sustentável ⇩ nova filosofia de desenvolvimento: eficiência econômica + justiça social + prudência ecológica.
Segunda Fase
Em 1980, foi descoberto o buraco na camada de ozônio correspondente à região da
Antártida.
Em 1985 foi assinada a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio.
Em 1987 deu-se o início efetivo de uma gestão internacional para eliminar as substâncias destruidoras do ozônio estratosférico, com o Protocolo de Montreal.
ECO-92
A terceira fase é a fase atual que tem início com a realização da Conferência das Nações
Unidas para o Meio Ambiente e
Desenvolvimento em 1992 no Rio de Janeiro, onde foram aprovados documentos importantes relativos aos problemas socioambientais globais.
Essa fase caracteriza-se pelo aprofundamento e pela implementação das suas disposições e recomendações pelos estados nacionais, governos locais, empresas e outros agentes.
Local -> Regional -> Nacional
Pouco adianta as iniciativas de gestão nos níveis globais e regionais se não forem acompanhadas de iniciativas nacionais e locais.
Local
Regional e Global
Segundo Pearce, como os globais comuns são bens públicos, nenhuma nação sente a obrigação de cuidar