Apresenta o Serviço Social
Uniasselvi
Curso de Bacharelado em Serviço
Social
Rosângela de Andrade Oliveira
Turma: SES
Maceió - 2012
TEMA
O papel do Assistente Social frente à consolidação dos direitos do idoso: um compromisso ético e político do Serviço
Social.
Apresentação
O presente trabalho monográfico faz uma explanação do papel do
Assistente Social frente a consolidação dos direitos do idoso, analisando o processo de envelhecimento sob uma visão dentro da sociedade capitalista e refletindo essas atuações a partir da construção da Lei 8.842 que constitui a Política Nacional do Idoso. O referido trabalho está dividido em três capítulos:
1º) A importância do exercício da ética profissional;
2º) A demanda do idoso para o Serviço Social;
3º) O Assistente Social e a aplicação do Estatuto do Idoso.
Os referidos capítulos são seguidos por tópicos onde faz referências sobre o tema, através de uma pesquisa de cunho bibliográfico. O objetivo principal desta monografia é ressaltar, refletir e compreender o compromisso do Assistente Social, no papel de assegurar e aplicar os direitos do idoso, como sendo o profissional qualificado para exercer este trabalho.
A importância do exercício da ética profissional
A moral interfere nos papéis sociais e tem a função de explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, pautada na moral, valores e princípios, estabelecendo vínculos de integração social.
A ética é necessária em todos da vida em sociedade onde estabelece as regras e normas na família, religião, política e no trabalho.
A ampliação da Ética Profissional e Serviço
Social
A Ética Profissional fornece os parâmetros da conduta da categoria, esses parâmetros e princípios éticos se materializam no código de ética profissional, que segundo Almeida (2009):[...] é a representação formal e legal de uma ética projetada por uma determinada categoria profissional.
* Refletindo sobre a Política Nacional do Idoso
Ao contrário a