Apresenta O Sarampo
Acadêmicos: Fabrício Santos, Jane Costa, Layssa, Patrick e
Silas Eduardo
Disciplina: Interação Comunitária II Curso: Enfermagem
4º Período
Professora: Andréa Cynara
SARAMPO
SARAMPO o Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância.
TRANSMISSÃO o A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.
SINAIS E SINTOMAS o Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema máculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik
(pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema).
DIAGNÓSTICO oO diagnóstico do sarampo é feito essencialmente através da presença de sintomas característicos da doença, mas também pode ser confrmado pela existência de anticorpos específcos contra o vírus, no caso de uma sorologia.
PREVENÇÃO o A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação. o As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéola, sarampo e caxumba (tríplice viral): a primeira, com um ano de idade; a segunda dose, entre quatro e seis anos. o Os adolescentes, adultos (homens e mulheres) e, principalmente, no contexto atual do risco de importação de casos, os pertencentes ao grupo de risco, também devem tomar a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra sarampo e rubéola).
TRATAMENTO o Por ser uma doença autolimitada, o tratamento é sintomático, isto é, visa ao alívio dos sintomas. o Paciente com sarampo deve fazer repouso, ingerir bastante líquido, comer alimentos leves, limpar os olhos com água morna e tomar antitérmicos para baixar a febre. o Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade. RECOMENDAÇÕES o Não se descuide do programa de vacinação de seus flhos. A vacina contra o sarampo é a