Apresenta O REM
RESUMO
ESTATÍSTICO MENSAL
01 – INTRODUÇÃO:
Para informação de como elaborar a REM, consultar a NR-04
(Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), como também é muito importante a leitura da ABNT NBR 14.280
(Cadastro de Acidentes).
Procedimentos para elaboração da REM:
1) Verificar junto ao Departamento de Pessoal o efetivo no último dia do mês;
2) Levantar junto ao Departamento de Pessoal trabalhadas, normais e extras;
3) Verificar nas análises de acidentes a quantidade de acidentes, com perda de tempo e sem perda de tempo e os acidentes de trajeto;
4) Verificar nas análises de acidentes o total de dias perdidos ou debitados devido a acidente do trabalho.
o total de horas/homens
Nota: O total de dias debitados será retirado da tabela
5) Calcular as taxas de freqüência dos acidentes com Perda de Tempo e Sem
Perda de Tempo;
6) Calcular as taxas de gravidade dos acidentes com perda de tempo.
Análise dos Acidentes
É o estudo do acidente para a pesquisa das causas, circunstanciais e conseqüências,tomando medidas para evitar sua repetição e comunicar o acidente ao INSS, Sindicato, etc. através da CAT Comunicação de Acidentes do Trabalho. Formar um Cadastro de Acidentes (Relatórios) destinados ao Registro individual dos acidentes de uma empresa, preparando de modo a permitir a elaboração de estatísticas e análises dos acidentes.
Estatística de Acidentes - REM
Constitui-se no levantamento, cadastramento e organização de dados relativos aos acidentes ocorridos na Empresa e/ou em um dos seus setores, em um determinado período.
Como calcular:
Taxa de Freqüência:
TFCA = Total de acidentes x 1.000.000
Horas/homens de exposição ao risco
Taxa de Gravidade:
TGCA = ( Total de dias perdidos + debitados) x 1.000.000
Horas/homens de exposição ao risco
DADOS NECESSÁRIOS PARA
ELABORAÇÃO DA REM
TAXA DE FREQUÊNCIA:
Nº de funcionários mês;
Nº de horas/homem trabalhadas;
Nº