Apresenta o Problema Social
Neste trabalho vamos começar por fazer uma breve introdução do que vai ser o nosso tema, explicar a nossa pergunta de partida e fazer uma verificação da mesma. Com a exploração, pretendemos mostrar as técnicas de investigação que utilizamos bem como alguns exemplos das mesmas. De seguida, e a partir da informação retirada da exploração vamos apresentar as hipóteses teóricas e empíricas. Vamos apresentar, na parte da observação, o método de estudo mais adequado ao nosso problema social, bem como os instrumentos mais indicados. Terminamos com a análise da informação e concluímos o nosso trabalho.
2. Introdução:
Com este trabalho pretendemos explicar as causas dos jovens terem um consumo excessivo de videojogos e também explicar quais as consequências que podem resultar deste consumo.
3. Pergunta de partida:
A nossa pergunta de partida “Existe um consumo excessivo de videojogos por parte dos jovens?”, e se sim, quais as causas que levaram a este consumo e as consequências que este pode ter na vida dos jovens.
O universo de estudo é o conjunto de indivíduos abrangidos por determinadas características que lhes são semelhantes, sendo que a nossa amostra de análise são os jovens de 15 a 30 anos de idade.
Para a comprovação que este é realmente um problema social, a partir da notícia do Canal Superior, “CRIADO EM LISBOA SERVIÇO DE APOIO PARA VICIADOS EM VIDEOJOGOS”, no Hospital Santa Maria foi criado a primeira consulta para viciados em videojogos, vocacionado para jovens dos 15 aos 30 anos. http://informacao.canalsuperior.pt/sala-geek/18026 O SICAD, que é, como diz na imagem, Serviço de Intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências, é uma instituição do ministério da saúde, e tem como missão a redução do consumo de substâncias psicoactivas, a prevenção dos comportamentos aditivos e a diminuição das dependências. Esta instituição sofreu uma alteração na sua missão e também no nome, com a adição da prevenção dos comportamentos