Apresenta O MIRRIAN

417 palavras 2 páginas
A OBSERVAÇÃO E A AVALIAÇÃO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL

A observação não é apenas um instrumento descritivo, mas um recurso de investigação e planejamento. È indispensável a quem acompanha o desenvolvimento da criança valorizar o momento onde ela durante sua manifestação espontânea ou não, pode revelar ou desvelar saberes, desejos e intenções sobre si mesma e sobre o mundo.

O que as crianças revelam enquanto brincam?
Quando o professor se predispõe a ouvir e enxergar o fazer, o falar e valorizar os momentos de interação (criança-criança, criança-materiais e criança-professor) com certeza terá um rico material para planejar sua prática levando em consideração o que elas já sabem e respeitando o tempo de criança.

Uma dificuldade apontada constantemente pelos professores é “o que considerar importante” para compor o registro de cada criança. Quando “o observado” parte do planejado a pergunta a priori é o que elas podem aprender ou vivenciar diante da prática planejada que se justifique tal fazer, ou seja, qual o objetivo do que está sendo proposto. Mas, devemos também considerar que as crianças aprendem mesmo quando não temos a intenção de ensiná-las e que sabem muitas coisas que não foram ensinadas por nós ou no convívio da escola.

Crianças investigando, levantando hipótese e construindo conceitos.

A criatividade uma das chaves para compreender o mundo.
Sair do registro meramente comportamental para um que seja abrangente e ao mesmo tempo particular, que a respeite enquanto sujeito, com suas potencialidades cognitivas, sociais, artísticas e afetivas e também como um ser que se relaciona com os objetos e o mundo redimensiona o olhar do observador.

Vivemos em mundo repleto de símbolos e códigos.
Como oferecer e utilizá-los a serviço do desenvolvimento humano e não de doutrinação?

Ao escrever cada professor imprimi o seu olhar sobre o sujeito como um todo e não apenas a luz de um único critério. Assim, é possível conter neste registro elementos poéticos de quem

Relacionados