APRESENTA O DO TRABALhO
C- ( 1 slide) A luz branca é a mistura de todas as cores. O que prova isso, é fazendo uma experiência com um prisma. Quando um feixe de luz branca atravessa o prisma, um espectro colorido alongado com as mesmas cores do arco Iris.
A – (2 slide) Como em uma nuvem existe grande diversidade de tamanhos de gotas de água, cada uma espalha a luz que vem do Sol de maneira diferente. A combinação do espalhamento de todas as cores tem como resultado a cor branca. Quando as nuvens estão muito carregadas, muito pouco da radiação solar que entra nelas consegue chegar ao fundo das nuvens, o que dá a aparência mais escura.
T- (3 slide) Da mesma forma, a espuma que aparece no fim das ondas também é branca por causa do espalhamento da luz por partículas de água com tamanhos diferentes.
M- (slide 3) O mesmo vale para a fumaça usadas em shows de musica. Se usa o gelo seco para condensar o vapor d´água que existe no ar, fenômeno semelhante ao das nuvens.
A- (slide 4 ) A origem da luz é de certa forma parecida com a origem do som. O som é produzido a partir de oscilações mecânicas, e a luz de oscilações eletromagnéticas ou cargas elétricas.
C - (slide 4) E assim como nossos ouvidos só conseguem detectar uma pequena faixa do espectro das ondas sonoras, nossos olhos também detectam uma faixa estreita do espectro das ondas eletromagnéticas.
T- (slide 5)Pode- se dizer que a reflexão é a causa mais comum da emissão de luz. Mas há muitas outras causas. A termodinâmica diz que qualquer corpo, a qualquer temperatura se torna luminoso.
M- (slide 5) O corpo humano, emite radiação infravermelha suficiente pra ser detectada por equipamentos apropriados. Se nossa retina fosse sensível à radiação infravermelha, como aos aparelhos especiais, o corpo humano seria considerado luminoso e não iluminado.
APRESENTAÇÃO DAS LUZES
A- Não precisa usar todas as cores conhecidas pra termos o branco, apenas 3. As cores primárias: verde, azul e vermelho. Se