APRESENTA O CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, responsável pelos serviços de proteção básica, sendo a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) situadas nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O CRAS Volante consiste em equipe adicional que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento com o objetivo de prestar serviços no território de abrangência do referido CRAS, para famílias referenciadas a este CRAS.
Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território. A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa dessas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e atendimento Integral as Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptadas às condições locais especificadas deste que respeitem seus objetivos.
A Equipe Volante é ainda responsável por inclui às famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso a serviços de outros setores sempre que couber. Conforme a Tipificação de Serviços Socioassistencias o atendimento as famílias residentes em território em baixa densidade com espalhamento ou dispersão populacional, (áreas rurais, comunidades indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros), no âmbito do Serviço de Proteção e atendimento integral, pode ser realizadas por meio de Equipes Volantes.
OBJETIVOS
GERAL
· Promover serviços socioassitenciais às famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, possibilitando o acesso á renda e suas potencialidades.
ESPECÍFICOS
Fortalecer os vínculos familiares e comunitários;
Potencializar a busca ativa, com a prioridade de contribuir para o alcance das seguranças afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social (renda, acolhida, desenvolvimento), acesso ás demandas de políticas públicas família