Apresenta o BDI Aula 3 Abordagem Entidade Relacionamento
Banco de Dados I
Prof.ª Adriana carieli
Abordagem EntidadeRelacionamento
A técnica de modelagem de dados mais difundida e utilizada é a abordagem entidade-relacionamento (ER). Nesta técnica, o modelo de dados é representado através de um modelo entidaderelacionamento (modelo ER).
Usualmente, um modelo ER é representado graficamente, através de um diagrama entidade-relacionamento (DER). A abordagem ER foi criada em 1976 por Peter Chen. Ela pode ser considerada como um padrão de fato para modelagem conceitual.
Mesmo as técnicas de modelagem orientada a objetos que têm surgido nos últimos anos baseiam-se nos conceitos da abordagem
ER.
Entidade
Uma entidade representa, no modelo conceitual, um conjunto de objetos da realidade modelada.
Como o objetivo de um modelo ER é modelar de forma abstrata um BD, interessam-nos somente os objetos sobre os quais deseja- se manter informações.
Vejamos alguns exemplos.
No sistema de informações industrial que usamos no Capítulo 1, alguns exemplos de entidades poderiam ser os produtos, os tipos de produtos, as vendas ou as compras. Já em um sistema de contas correntes, algumas entidades podem ser os clientes, as contas correntes, os cheques e as agências. Observe que uma entidade pode representar tanto objetos concretos da realidade (uma pessoa, um automóvel), quanto objetos abstratos (um departamento, uma reserva). Em um DER, uma entidade é representada através de um retângulo que contém o nome da entidade. Alguns exemplos são mostrados na Figura 2.1.
Como dito, cada retângulo representa um conjunto de objetos sobre os quais deseja-se guardar informações. Assim, no exemplo, o primeiro retângulo designa o conjunto de todas pessoas sobre as quais se deseja manter informações no banco de dados, enquanto o segundo retângulo designa o conjunto de todos departamentos sobre os quais se deseja manter informações.
Caso seja necessário referir um objeto particular (uma determinada pessoa ou um determinado departamento)