APRESENTA O AULA 14 VIOL NCIA
Prezado(a) Estudante,
Seja bem-vindo(a) a mais uma aula de Conhecimento e Saber, hoje já é a 14, estamos entrando na reta final da nossa disciplina.
Nesta aula trataremos um tema muito presente em nossas vidas cotidianas: a violência. Tema este tão presente que, às vezes, nos passa de forma velada, fica naturalizado nas suas diferentes manifestações de violência doméstica, violência nas ruas, violência nos presídios, ataques terroristas, assassinatos, brigas nas escolas e nos bares, homofobia, o machismo, etc. Ficamos tão acostumados com as notícias midiáticas sobre o assunto que muitas vezes achamos natural ou interessante uma manifestação de violência.
Para discutir o tema da violência, iremos associar a outros dois conceitos: poder e conhecimento – de forma a relacionar a violência como manifestação de poder (ao menos aparente) e domínio de conhecimento (de uma dita razão, da tecnologia, etc.).
Para tanto, precisamos analisar refletir criticamente sobre a nossa realidade sócio-cultural. Boaventura de Souza Santos afirma que: todas as formas de poder são trocas desiguais. Formas diferentes de troca desigual dão origem a formas diferentes de poder.
Nesta aula então, tomaremos de exemplo dois espaços onde a violência se manifesta: no ambiente escolar e nas disputas religiosas e geopolíticas do terrorismo.
Dentro da violência escolar, temos como base a leitura do texto “Violência Escolar: dados para iniciar uma conversa”, do Prof. Manuel Muñoz. Aliada a esta leitura, relembra-se aqui o fato ocorrido dentro de nossa comunidade – o assassinato do prof. Kássio Vinicius, em dezembro de 2010 (para maiores informações, visite o site: http://www.professorkassiovinicius.com/). Em relação ao terrorismo, leremos o texto do teólogo Leonardo Boff, “Fez Vingança, Não Justiça” com reflexões sobre o assassinato de Osama Bin Laden.
Após a leitura dos textos, busca de informações complementares e suas