apresenta o an lise de falhas em ativos
ANÁLISE DE
FALHAS EM
ATIVOS
CATAGUASES
2014
2
Introdução
Análise de falhas em ativos As organizações industriais demandam ações de manutenção como uma das suas atividades relevantes, fruto do reconhecimento da crescente importância da mesma para o sucesso e a sobrevivência dos negócios.
A pressão por melhores indicadores de produtividade, disponibilidade e confiabilidade nas organizações tem aumentado a cada ano, tornando os diversos processos de trabalho aliados neste sentido, pois todos participam
3
Introdução
Análise de falhas em ativos diretamente ou indiretamente no sentido de proporcionar melhores práticas de trabalho.
Diante disso, a metodologia de análise de falhas é de suma relevância, pois desta forma estará aplicando a engenharia de manutenção, buscando conhecer as causas das falhas e defeitos, trabalhar para a condição de solução dos problemas que interferem negativamente ao desempenho do processo produtividade.
4
Conceitos
Análise de falhas em ativos Manutenção: combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou restabelecer um ativo para um estado no qual possa desempenhar sua função requerida.
Ativos: elementos que a segurança busca proteger.
Os ativos possuem valor para as empresas e, como consequência, precisam receber uma proteção adequada para que seus negócios não sejam prejudicados, pessoas e equipamentos e/ou sistemas.
Falhas: cessação de funções ou bom desempenho, toda e qualquer falha que seja inerente a um equipamento ou componente, e que resulte em uma perda funcional sobre um sistema ou um sub-sistema.
5
Tipos de falhas
Análise de falhas em ativos Os tipos de falhas podem ser quebra de componentes e erro humano. A primeira causa é a mais evidente, falhas de um equipamento, que acarrete a incapacidade do mesmo em desempenhar a sua função satisfatoriamente. A análise de falhas de um equipamento está associada às atividades de investigação realizadas no mesmo ou em