APRESENTA O ACR TICA
PERGUNTAS QUE ESTARÃO NO SLIDE PARA DAR ÊNFASE: 1, 3, 4 E 5
Na acrítica existe um guia de ética que orienta os colaboradores com direito e deveres. Possui ações sustentáveis como reduzir o consumo de papel e energia, e os jornais que não são vendidos são utilizados para fazer formas de ovos. Existe conscientização, mas não existe programa.
A ética é a base e tudo não só nos negócios, relacionamento interpessoal também.
Por ser um veículo de comunicação à ética precisa ser levada a sério.
A política é o principal ponto que pode atrapalhar ou sujar a imagem em relação à ética. Porque qualquer pessoa que leia a matéria vai entender da forma dela. É preciso ser o mais transparente possível, ser imparcial.
Não fiscalizam se os funcionários seguem o guia de ética, por questão cultural não vão tanto a “ferro e fogo”. É difícil para os colaboradores entenderem que não pode trabalhar com alguém da família por exemplo. Os mais antigos resistem. Não pode usar o jornal para benefício próprio. Diariamente são feitas reuniões para avaliação de conteúdo. Sempre parte do princípio que não houve intenção, quando percebem algo de errado nas matérias. Não é interessante contratar a ‘energia’ de alguém para supervisionar isso, causa um desgaste.
Quando o funcionário é contratado depois dos exames admissionais ele recebe o guia de ética.
Existe uma resistência ao guia de ética, a maioria deles, por causa do comportamento, cultura, credo, opiniões diferentes. Mas nunca tiveram grandes problemas com isso. Existiram funcionários que por motivo de caráter a empresa decidiu desligar, porém são casos isolados.
Não é percebido racismo dentro da empresa.