Apresenta OTransgenicos
741 palavras
3 páginas
Os transgênicos são organismos que foram modificados geneticamente, ou seja, um organismo receptor recebeu uma carga genética ou genoma (DNA ou ADN – ácido desoxirribonucleico) de um indivíduo da mesma espécie ou de outra espécie diferente. A engenharia genética - ramo da ciência que estuda os genomas dos seres vivos – é quem desenvolve técnicas que permitem a inserção de genes de espécies diferentes em indivíduos aos quais se deseja alterar características impróprias para determinadas finalidades, normalmente econômicas.
(slide 2)
A engenharia genética tem como finalidade o melhoramento genético. Sua importância reside em produzir indivíduos que desempenhem melhor as suas funções e, também, na produção de substâncias úteis ao ser humano. Os avanços no campo da genética vegetal têm como efeito reduzir a dependência excessiva da agricultura das inovações mecânicas e químicas, que foram os pilares da revolução verde. Além do aumento da produtividade, a biotecnologia moderna pode contribuir para a redução dos custos de produção, para a produção de alimentos com melhor qualidade e para a o desenvolvimento de práticas menos agressivas ao meio ambiente.“A maioria das modificações feitas nos cultivos pretendem torná-los mais resistentes a pragas e ervas daninhas, mas não objetivam um aumento na produção”(TAVARES,Evaldo 2010).
(slide 3)
Após a revolução verde, na década de 50, muito se evoluiu na agricultura sendo que os avanços no campo da biotecnologia já são interpretados como a segunda revolução verde, tendo em vista todos os benefícios que são almejados. Muitos vegetais possuem alterações genéticas, dentre eles podem ser citados: (slide 4) a soja(slide 5), o milho(slide 6), o algodão(slide 7), a canola(slide 8), entre outros.
(slide 9) Principais culturas transgênicas no Brasil, sendo plantadas comercialmente são a soja, o moljo, o algodão e a canola.
Como maiores produtores pode-se citar: Estados Unidos;Brasil; Argentina;Índia;Canadá; China. (slide 10)
(slide