Apresenta O13
COSMETOLOGIA
PROFESSORA PAULINA
SEUS RESPECTIVOS :
*PRINCÍPIOS ATIVOS
*SUA UTILIZAÇÃO
ANDIROBA
• Princípios ativos: Ácidos graxos: ácidos - oléico, palmitico, esteárico e linoleico (+ de 9%); Terpenos: meliacinas (princípio amargo), a principal é a gedunina; Limonoides: andirobina, epoxiazadiradiona; Principais componentes: andirobina, ácido arachidico acetoxi-gedunina, epoxiazadiradiona, deacetoxigedunina, hidroxilge-dunina, gedunina, ácidos hexadecenoico, linoleico, linolênico, oléico, palmitico, palmitoleico e esteárico, crisosofanolantrona, éter dehidroemodino antrona monometilico e éter emodino antrona monometilico.
• Porção utilizavel: folhas, cascas e sementes
: http://www.plantasquecuram.com.br
Nome cientfco: Carapa guianensis
Família:MELIACEAE
Nome vulgar: ANDIROBA
Origem: América Central, América do Sul,
Caribe e África tropical.
Utilização cosmética
A andiroba é comumente adicionada a sabonetes, cremes e shampoos na indústria cosmética
À ttulo de curiosidade, a famosa linha Natura Ekos é, justamente, pensada a partir do óleo de andiroba e promove
“maciez e uma pela muito mais acetinada” para suas consumidoras. E partindo do mesmo princípio, a massoterapia ainda faz vasto uso da andiroba, já que suas funções anti-inflamatórias e cicatrizantes acabam sendo ótimas para o relaxamento muscular e o alívio de dores na coluna.
O óleo de andiroba ainda acaba sendo largamente lembrado na indústria de cosméticos capilares, já que promete não só cabelos mais sedosos e brilhantes, como ainda até o combate da calvície, o que não é comprovado, mas também não impede de marcas famosas de shampoos se aventurarem com produtos à base de andiroba.
TRATAMENTO FITOTERAPICO
• utilizada na cosmética e também como tratamentofitoterápico para infecções respiratórias, úlceras e dermattes, já que é cicatrizante e anttérmico.
• Os compostos fenólicos são um grupo de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular (radicais