Apresenta O1
Integração retiniana da imagem
A retina é responsável pela acentuação do contraste, pela detecção do movimento e por grandes alterações na luminosidade.
Muitos tipos de células dentro da retina funcionam nessa integração da imagem.
Células bipolares
Células horizontais
Células amácrinas
Células ganglionares
Fisiologia – Geração do potencial receptor
Células bipolares
Fazem sinapse com os fotorreceptores em uma extremidade bem como com o gânglio e as células amácrinas na outra. Essas células tendem a fazer uma sinapse em uma “tríade”, uma com uma célula bipolar e duas com uma célula horizontal. As células bipolares tendem a ter pequenos campos receptivos e constituem um componente de transmissão vertical na retina .
Fisiologia – Geração do potencial receptor
Células horizontais
Funcionam primariamente na inibição lateral da retina, sendo parte integrante tanto dos campos que circundam o centro como dos circuitos de sensibilidade direcionais.
Um campo que circunda um centro é uma área na retina que, quando estimulada pela luz, excita ou inibe uma célula ganglionar. Existem campos que “ligam o centro” e
“desligam o centro” .
Fisiologia – Geração do potencial receptor
Células amácrinais
Conectam grupos de células ganglionares e, as vezes, interpõem-se entre as células bipolares e ganglionares. Elas não tem axônios reconhecíveis. Sua função é complexa, incluindo muitos tipos de campos receptivos sensíveis ao movimento ou ao inicio do estimulo visual.
Fisiologia – Geração do potencial receptor
Células ganglionares
Tem axônios que formam o nervo quiasma e trato óptico. Cada um tem campos receptivos e modalidades diferentes de recepção. Algumas são receptivas aos estímulos de desligar e ligar a luz; outras funcionam na integração da acentuação do contraste; e outras, ainda, respondem ao movimento unidirecional preferido.
Responsável pela visão central
Responsável pela visão de alta qualidade
Fotorreceptores
Bastonetes: