Apresenta O1
Águas
A água é a substância mais comum do planeta e
cobre cerca de 71% da superfície da Terra. Sem ela, o planeta seria completamente diferente do que conhecemos hoje e certamente não existiria nenhum dos seres vivos atualmente conhecidos, uma vez que muitas teorias indicam que a vida surgiu nessa substância. A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados.
Causas
As principais causas de deteorização dos rios, lagos e
dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aquíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do
Sul, temos o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aquífero situa-se em subsolo brasileiro.
Objetivos
Reconhecer a problemática da poluição dos
recursos hídricos.
Identificar as principais causas da poluição dos recursos hídricos.
Identificar os principais efeitos da poluição dos recursos hídricos.
Identificar as consequências da poluição dos recursos hídricos.
Tratamento
Tratamento de Água é um conjunto de
procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
tratamento de água, o processo ocorre em etapas:
- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta)
entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de