Apresenta fluorcospia

1178 palavras 5 páginas
Andrea
Marcia
Eugenio
Renato
Vivian

Na fluoroscopia, inventada por Thomas Alva Edison em
1896, somente um ano após a descoberta do raio-X por
Röntgen, a imagem gerada pela fonte de raio-X é mostrada em tempo real em uma tela fluorescente, que converte o padrão do raio-X deixando o paciente em um padrão de luz.
A intensidade da luz é diretamente proporcional á intensidade de raio-X. Utilizam-se atualmente intensificadores de imagens, que são feitos com um tubo de vidro em vácuo, contendo uma tela de fluorescente, feita com cristais de iodeto de césio, que absorve cerca de 60% da energia dos raios-X incidentes, e convertem o padrão em luz visível. Sobre a tela de fluorescente uma tela de césioantimônio converte os fótons em elétrons, pelo efeito fotoelétrico. Os elétrons são acelerados entre a tela de entrada negativa e a tela de saída positiva. Na tela de saída, uma nova tela de fluorescente, feita de sulfeto de zinco-cádmio, ativado com prata, convertem o padrão de elétrons novamente em luz. A tela de entrada emite cerca de 400 fótons de luz para cada fóton de raio-X incidente, e a aceleração dos elétrons faz a tela de saída emitir aproximadamente 400 000 fótons de luz. O ganho é da ordem de 5000 a 10 000.

Esquema mostrando os principais componentes da cadeia de imagem de um equipamento de raios X fluoroscópico.
A fluoroscopia proporciona uma imagem em movimento, em tempo real, permitindo sua aplicação em procedimentos nos quais se deseja obter imagens dinâmicas de estruturas e funções do organismo com o auxílio de meios de contraste à base de iodo ou bário. A imagem gerada pela fonte de raios X é formada em uma tela fluorescente de entrada de um intensificador de imagem, que converte a imagem dos raios X do paciente em uma imagem luminosa. A intensidade da luz é diretamente proporcional à intensidade de raios X e, portanto, a imagem é fiel [2]. Nas
Figuras mostram-se dois equipamentos fluoroscópicos (um convencional com intensificador de imagem e outro com

Relacionados