apresenta ao teste de fonte pdf C pia 2
A ideia da montagem do circuito surgiu da necessidade observada dentro da empresa onde alguns dos integrantes da nossa equipe trabalham (EMPRESA
INVENTA) de se realizar teste nas fontes comercializadas pelas empresas. As fontes de tensão são de 24 volts por 12 A. Para ter seu funcionamento considerado adequado as fontes precisam segurar carga – tensão 24, e picos de corrente na ordem de 12 amperes durante um determinado período; sendo condição também para aprovação do produto, que não ocorra aumento de temperatura do invólucro da fonte não ultrapasse aos 80° ₢.
A concepção do projeto consiste na identidade e avaliação de 3 blocos distintos. 1. Bloco de teste - tensão da fonte
2. bloco de teste - corrente da fonte
3. bloco de teste - aquecimento do invólucro da fonte.
Os testes de tensão, corrente e temperatura são realizados simultaneamente, sendo fator de criticidade e condição de reprovação, a não conformidade de alguns destes.
O
gerenciamento
microcontrolador.
DIAGRAMA DE BLOCOS
destes
parâmetros
é
realizado
via
BLOCO MEDIDOR DE CARGA DA FONTE
O conceito básico funcionamento desse circuito requer a análise de 2 parâmetros de maneira distinta. Tensão e corrente.
1. Bloco medidor de tensão de saida da fonte
2. medidor de corrente na saída ( carga) da fonte em cinco estágios temporizados microcontrolados via 8051.
A fonte a ser analisada e testada é específica e deve possuir uma capacidade de fornecer 24 volts por 12 amperes ininterruptamente. O teste de tensão e corrente (carga)
são
realizados
simultaneamente
predeterminados
e
microprogramados.
TENSÃO DE SAIDA DA FONTE- MONITORAMENTO
A primeira condição é que o parâmetro de tensão não diminua quando é realizado o teste multiestágios, ou seja a tensão na saída na fonte deve permanecer de forma estável em 24 volts. A tensão de saída é medida via comparador de tensão. Qualquer tensão abaixo de 24V, durante o teste de 5 estágios interromperá o teste e a fonte será reprovada.