APRESENTA AO Biologia
Alunos: Michele,Sofia,Thalissa,Thiago,Victor e Wemes
Mata de araucária
Localização:
As Matas de Araucárias são encontradas na região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste (Rio Grande do Sul e Paraná, com incidências em áreas esparsas de São Paulo e Minas Gerais)
Características:
Trata-se de uma formação florestal aberta e espaçada com a presença de campos. Possui poucas espécies vegetais, com predomínio de pinheiros
Clima e Biodiversidade:
O clima típico da floresta de araucária é subtropical, com estações do ano bem definidas, temperaturas de moderadas a baixas no inverno.
Como o próprio nome indica o que predomina nesta floresta são as araucárias; esta vegetação também é constituída por arbustos, como samambaias, xaxins e gramíneas.
O problema do Desmatamento:
Dos 100 mil quilômetros quadrados de matas de araucária que cobriam São
Paulo e os estados da região Sul restam apenas 2%. Segundo especialistas, nos últimos 70 anos foram derrubados 100 milhões de exemplares dessa espécie para a fabricação de móveis.
Atualmente a araucária encontra-se na lista das arvores ameaçadas de extinção
Mata de cocais
Bioma ou Ecótono?
Localização: Estados do
Maranhão e Piauí, mas também podem ser encontrada outros estados como Tocantins, Ceará,
Rio Grande do Norte e Bahia.
Clima:Na região Mata dos
Cocais encontramos três tipos de clima: equatorial úmido, tropical semiúmido e tropical semiárido.
Relevo: O relevo da área da Mata dos Cocais é diversificado,
apresentando formas como a planície, as depressões, o planalto, estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (que são formadas por cristais) e sedimentares.
Vegetação:
As vegetações típicas da Mata dos Cocais são: babaçu (em maior quantidade), carnaúba, oiticica e buriti. No extrato mais baixo da mata, encontramos diversas espécies de arbustos e vegetações de pequeno porte.
Fauna: Por ser uma mata de transição, a fauna das Mata dos