Aprendizagem
Condicionamento Clássico e Operante
COMO APRENDEMOS?
PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Importância de se estudar aprendizagem:
O que há de comum entre todos os
comportamentos é a aprendizagem.
A vida
humana seria impossível sem a aprendizagem → presente em praticamente em tudo que fazemos.
Não
seríamos capaz de se comunicar com outras pessoas, reconhecer-se como um ser humano ou até mesmo saber quais as substâncias adequadas para comermos caso não fossemos capazes de aprender nada.
CONCEITO: aprendizagem é um processo pelo qual se altera um comportamento. Alteração essa que é permanente e duradoura e que ocorre pela experiência, treino, exercício ou estudo.
Quando um comportamento é adquirido uma parte advém da aprendizagem, mas o seu desempenho depende da maturidade do indivíduo( biológica) ou de fatores sociais(Feldman,S.R.).Ex. Criança começa a andar-depende da maturidade e do incentivo familiar.
Aprendizagem
–uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo devida à experiência( Myers,D.G.)
1ª
aprendizagem do indivíduo→ aprender a mamar. Essa ação ao longo da vida → se modifica paulatinamente, adaptando-se ao meio social, depreende-se assim, que há formas diferentes de aprender.
Além se existir diferentes formas de aprendizagem devemos considerar que cada pessoa aprende de maneira diferente, pois cada indivíduo é único.
Outros teóricos da aprendizagem segundo
Gleitman,Fridlund e Reisberg,sugerem que o indivíduo nasce com uma série de reflexos inatos e que estes podem ser desenvolvidos pelo processo de aprendizagem.
Neste sentido, nem todo comportamento e nem toda alteração deste, são resultados da aprendizagem, uma vez que há todo um conjunto de comportamento que faz parte da nossa matriz genética, tais como respirar, pestanejar, fazer a digestão, etc.
COMO APRENDEMOS?
Teorias
da Aprendizagem:
Denominam-se
teorias da aprendizagem aos diversos modelos que visam explicar o