Aprendizagem
Delimitação do tema:
Neurociência no Ensino fundamental I
Problema Como podemos estimular o processo de aprendizagem dos alunos utilizando o recurso da memória?
Justificativa Durante a história da humanidade a concepção de homem, de educação e de mundo foi mudando com base nas ideias que predominavam na sociedade da época, o que também contribuiu diretamente na influência sobre a concepção de aprendizagem e qual deveria ser o papel do professor nesse processo.
A partir da década de 90 do século XX, período conhecido como a “década do cérebro”, a Neurociência começou a aprofundar seus estudos sobre a memória chegando à conclusão de que esta é fundamental no processo de aprendizagem, pois atua na retenção e no armazenamento dos novos conhecimentos adquiridos.
Diante das novas descobertas sobre a importância da memória no processo de aprendizagem surge então um novo dilema para os professores de nossa época: como podemos estimular o processo de aprendizagem dos alunos utilizando o recurso da memória? Para isso faz-se necessário que os professores conheçam melhor esses novos estudos da Neurociência, pois assim entenderão como funciona a memória e como esta pode ajudar na aprendizagem dos alunos de maneira eficaz e realizem um trabalho que tem como base a fundamentação teórica e não ficando apenas no uso do senso comum.
Objetivo
Nosso trabalho tem como objetivo contribuir com a discussão sobre o uso dos novos estudos da Neurociência na prática docente. Essa pesquisa foi realizada utilizando a metodologia da pesquisa e revisão bibliográfica, que consiste na atividade de localização e consulta de fontes diversas de informação escrita, para coletar dados gerais ou específicos em uma bibliografia especializada e pertinente.
Referência Bibliográfica BOCK, Ana M. Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. Editora Saraiva, 3 ed., São Paulo: 1989.
COLL, C. O construtivismo na sala de aula. 6 ed. São