Aprendizagem
Conhecimento prévio. Zona de desenvolvimento proximal. Sincretismo do pensamento infantil. Aprendizagem significativa. Conceitos teóricos como esses são figuras fáceis nos currículos das graduações de Pedagogia e das Licenciaturas. São, de fato, ideias poderosas da Psicologia da Educação porque enfocam diferentes aspectos do processo de aprendizagem e ajudam a explicar como ela ocorre. No entanto, por não serem estudados com a atenção suficiente, acabam muitas vezes sendo mal utilizados - ou ainda virando jargões desprovidos de sentido.
Teoria comportamentalista
Nesse tipo de aprendizagem o comportamento segundo a psicologia é compreendido para poder prevê-lo e se possível modificá-lo.
A resposta ocorre, mas ou menos por acaso e, então recompensa. estimulo – resposta- recompensa
Esse tipo de condicionamento enfatiza a associação da resposta desejada a um reforço, que leve o indivíduo a repetir a mesma reposta em situações futuras.
De acordo com o pensamento comportamentalista, a conduta dos indivíduos é observável e mensurável, similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas.
Teoria Cognitiva
Para a Teoria Cognitiva , a aprendizagem coincide com o raciocínio ou a solução de problemas, que se faz em seis passos:
a) Noção de um problema
b) Esclarecimento do problema
c) Aparecimento das hipóteses;
d) Seleção da hipótese mais provável;
e) Verificação das hipóteses
f) Generalização A fim de estimular a solução de problemas , a escol deve aproximar o ensino da vida real, deixar margem para a independência , apresentar a matéria em forma de problema, utilizar uma linguagem acessível, favorecer o trabalho em grupo e estimular a participação dos alunos.
Teoria Genética
Teoria: estuda a origem lógica dos conhecimentos científicos, mas especificamente como essa lógica se origina e se desenvolve na criança.
Origem: Jean Piaget (1896-1980)
Consolidação: Anos 30
Aprender é agir sobre o