Aprendizagem
A DE ZDP(Zona de Desenvolvimento Proximal) pode ser definida como o espaço no qual, graças à interação e à ajuda de outros,uma pessoa pode trabalhar e resolver um problema ou realizar uma tarefa de uma maneira e em um nível que não seria capaz de ter individualmente (Newman, Griffin e Cole, 1991).
O ensino deve ajudar o(a0 aluno(a) no processo de construção de significados e sentidos, a característica básica para realizar sua função é a de estar de alguma maneira vinculada, sincronizada, a esse processo de construção.Se a ajuda oferecida não estiver vinculada aos esquemas de conhecimento do(a) aluno(a), se não for capaz de mobilizá-los e ativá-los e forçar sua reestruturação, não estará cumprindo efetivamente sua missão.Para isso acontecer deve- se levar em conta os significados e os sentidos de que os alunos dispõem.Provocar desafios que os levem a questionar esses significados e sentidos e forcem suas modificações, e assegurar que essa modificação ocorra na direção desejada, aproximando a compreensão e a atuação do aluno das intenções educativas.
O professor deve dar apoio, e instrumentos para que o(a) aluno tenha condições, de resolvê-los ou solucioná-los sozinhos,ajudando na capacidade de compreensão e atuação autônoma.
A concepção construtivista não tem receita ou formas determinadas de ensino,mas oferece elementos para a análise e reflexão sobre educativa, a compreensão de seus processos, planejamento e avaliação.
Para Antoni Zabala, 1999
Outro instrumento importante para a compreensão do processo educativo é a concepção construtivista da aprendizagem, que estabelece a aprendizagem como uma construção pessoal que o(a) aluno(a) realiza com a ajuda de outras pessoas.
Temos que ter a compreensão do "que fazemos" e "por quê", não "como fazemos".As sequências didáticas devem auxiliar a prática educativa e levar em consideração os objetivos e os meios que se