aprendizagem
Teoria
Fundador teórico ∕ Data
Principais Conceitos
Behaviorismo
- John Watson.
- Surge no ano de 1912.
Visão de comportamento do homem como uma forma predeterminada em resposta aos fatos de estímulos da vida. O homem poderia ser analisado de forma objetiva, quantificado e reduzido em unidades de estímulo-resposta (E-R).
Gestalt
-Max Wertheimer; Kurt Koffka; Wolfgang Kohler.
- Surge em 1910.
Defende a abordagem psicológica da consciência como um “todo”.
Psicanálise
- Sigmund Freud.
- É fundada em 1900.
Possui como objeto de estudo a psicopatologia- ou o comportamento anormal, e adota como principal método de observação clínica, e não a experimentação controlada de laboratório. E ainda trata do inconsciente.
Humanismo
- Abraham Maslow e Carl Rogers.
- Surge na década de 1960.
Enfatiza o poder do homem, bem como as suas aspirações positivas, a exêperiência consciente, o livre arbítrio , a plena utilização do potencial humano e a crença da integridade da natureza humana.
TCC- Terapia Cognitiva Comportamental
- Aaron Beck.
- Criada no final dos anos de 1950.
Enfatiza a importância dos processos cognitivos na compreensão e no tratamento de diversos transtornos mentais.
1. O QUE É PSICOLOGIA?
A psicologia, no Brasil, e uma profissão reconhecida por lei, ou seja, a Lei 4.119, de 1962, reconhece existência da psicologia como profissão. São os psicólogos, habilitados ao exercício profissional, àqueles que completam o curso de graduação em psicologia e se registram no órgão profissional competente. O exercício da profissão, na forma como se apresenta na Lei 4.119, este relacionado ao uso de métodos e técnicas da psicologia para fim de diagnostico, orientação psicopedagógico e solução de problemas de ajustamento.
1.1 O psicólogo não adivinha nada
Psicólogo não tem bola de cristal e nem é bruxo da sociedade contemporânea. Ele dispõe apenas de um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe