Aprendizagem
Diagnóstico de necessidades nacional e regional
A região norte, conhecida por ser mais trabalhadora a nivel fabril, as formações deverão insidir por escolar mais profissional, já que existem algumas relações entre entidades formadoras e grandes empresas.
Apesar de pessoalmente não ser a favor de formações em e-learning ou b-learning, já que alguns trabalhadores têm missões diárias no seu local de trabalho de concentração e fora das horas de trabalho tenham que ser dedicadas á familia, o melhor método de aprendizagem, ainda passa por formação em sala e de preferência no local de trabalho de forma os trabalhadores poderem exemplificar com exemplos do dia-a-dia. Este método de trabalho teve logo consequências no primeiro dia de ação, levando a alguns elementos a não terem tempo para disponibilizar para a formação.
Este tipo de formação deverá insidir sobre áreas onde o formando tenha disponibilidade para poder dedicar tempo á formação juntamente com a atividade profissional.
A aposta na formação de jovens para uma dupla certificação, deverá incidir na formação contínua, já que já na fase secundária deverão escolher qual a saída que deverão querer, académica ou profissional. A saída profissional deverá estar ligada ás necessidades empresariais, de forma a criarem saída no final de cada curso pelo menos para os melhores formandos.
A formação adulta, deverá insidir na modadlidade de intervenção formativa, pois inside em cursos de especialização e aperfeiçoamento. Aqui as formações deverão ser maioritariamente no local e em sala, já que o modo de aprendizagem através de uma plataforma terá diversos intraves.
Os principais cursos deverão insurgir-se nas áreas fabris locais, ou seja em função da oferta de emprego e saída profissional do distrito.