APRENDIZAGEM Uma Mudan A Relativamente Permanente Ao Comportamento De Um Organismo Devida A Experi Ncia
APRENDIZAGEM POR ASSOCIACAO o aprendizado de que certos eventos ocorrem muito próximos. Podem ser dois estímulos (como no condicionamento clássico) ou uma resposta e suas consequências (como condicionamento operante).
CONDICIONAMENTO CLASSICO um tipo de aprendizagem pelo qual se aprende a ligar dois ou mais estímulos e a antecipar eventos
BEHAVIORISMO a visão ao qual a psicologia (01) deveria ser uma ciência objetiva que (02) estudasse o comportamento sem fazer referencia a processos mentais. A maioria dos pesquisadores atuais concorda com (01), mas não com (02).
ESTIMULO INCONDICIONADO (EI) no condicionamento clássico, um estimo que desencadeia incondicionalmente – Natural e automaticamente – uma resposta
RESPOSTA CONDICIONADA (RC) no condicionamento clássico, a resposta aprendida a um estimulo outrora neutro (mas agora condicionado [EC])
Estimulo condicionado (EC) no condicionamento clássico, um estimulo originalmente irrelevante que depois de associado a um estimulo incondicionado (EI), passa a desencadear uma resposta condicionada.
AQUISIÇÃO no condicionamento clássico, e o estagio inical, quando um estimulo neutro e ligado a um estimulo incondicionado de forma que o primeiro comece a provocar a resposta condicionada. No condicionamento operante, e o fortalecimento de uma resposta reforçada.
CONDICIONAMENTO DE ORDEM SUPERIOR um procedimento no qual o estimulo condicionado em uma experiência de condicionamento e aliado a um novo estimulo neutro, criado em segundo (e muitas vezes mais fraco) estimulo condicionado. Por exemplo, um animal que aprendeu que um sinal sonoro prediz a comida pode então aprender que uma luz prediz o sinal a começar a responder a luz isoladamente. (Também chamado de condicionamento de segunda ordem.)
EXTINÇÃO a diminuição de uma resposta condicionada; ocorre no condicionamento clássico quando um estimulo incondicionado (EI)