Aprendizagem significativa de Carl Rogers
Abordagem centrada na pessoa.
Corrente humanista que tem uma abordagem fenomenológica; conhecemos o outro através da compreensão do seu quadro de referencias.
Estrutura da personalidade:
Campo fenomenal: é o ambiente percebido, esta disponível na consciência, inclui eventos, percepções, sensações e impactos aos quais não se tem consciência. Mas é possível se ter se focar a atenção nesses estímulos.
É o mundo subjetivo que pode ou não corresponder à realidade objetiva. Tendência H:quando dirigir a atenção para perigos imediatos.
Self ou autoconhecimento: visão que temos de nós mesmos
Self ideal: visão idealizada de nós mesmos. Gera desconforto, insatisfação e dificuldades neuróticas.
Aceitar-se como se é e não como se que ser é sinal de saúde mental.
Congruência: comunicação (o que se está expressando), a experiência (o que está ocorrendo em nosso campo) e a tomada de consciência (o que se está percebendo) são todas semelhantes. Ex: "Quando tenho fome, como; quando estou cansado, sento-me; quando estou com sono, durmo". Faço o que falo.
Incongruência: ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta. As pessoas que parecem estar com raiva (punhos cerrados, tom de voz elevado, praguejando) e que replicam que de forma alguma estão com raiva. Não faço o que falo.
Dinâmica da personalidade:
Tendência realizadora: é a motivação inata para manter e aprimorar o SELF. Tem como característica ser seletiva.
Força motivadora: impulso auto-realizador
Meta: ser uma pessoa completa.
Grupo de encontro:
Técnica de terapia de grupo na qual as pessoas adquirem conhecimento a respeito de seus sentimentos e de como se relacionam ou se enfrentam entre si.
A PSICOLOGIA ROGERIANA É VOLTADA PARA A AUTOREALIZAÇÃO E CRESCIMENTO PESSOAL.
NA APRENDIZAGEM É VOLTADA PA O ALUNO E NA SUA POTENCIALIDADE PARA APRENDER.
APRENDEMOS O QUE É SIGNIFICATIVO:
A aprendizagem significativa provoca