Aprendizagem organizacional
A aprendizagem organizacional busca o alcance de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
Analisando os funcionários de uma determinada empresa notoriamente com o perfil pragmático, desenvolvendo funções de mecânicos de empilhadeira. A função exige do funcionário que além de realizar o conserto do equipamento tenha a capacidade de elaborar relatórios diários de todas as tarefas que foram realizadas a fim de fazer pedidos de acordo com modelos de peças retirados de um catálogo. O estilo pragmático de aprendizagem sugere que o indivíduo aplica na prática as ideias, gostam de atuar rapidamente e com seguridade com os projetos que os atrai, não gostam muito de teoria, são decididos, confiantes em si mesmo e determinados diante do que tem que ser feito.
Tais funcionários são ótimos no que fazem rapidez na hora de efetuar a manutenção tanto preventiva quanto corretiva de um equipamento que são retornados para a área no menor tempo possível. Possuem bastante experiência, porém encontram grande dificuldade na elaboração de relatórios diários de cada empilhadeira, que devem ser enviados ao coordenador de equipamentos da empresa. A palavra relatório se torna assustadora, a ponto de atrasarem na entrega dos mesmos, e criticarem por tal tarefa ser designada à eles. Julgam-se mecânicos, e estão ali, apenas para consertar as máquinas e nada mais.
O problema é o que a falta desse relatório tão simples implica no ramo da atividade da empresa, um terminal portuário, onde as empilhadeiras são essências para a operação de navios atracados. O coordenador equipamentos deve se reportar aos supervisores de operação diariamente quanto à disponibilidade de empilhadeira para a solicitação de mão de obra avulsa para aquele período de trabalho. Atraso no relatório, atraso na operação. Diante desta