Aprendizagem Organizacional
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização dos processos de socialização para transmitir a cultura de uma organização aos novos colaboradores. O trabalho elucida como se dá o uso de ritos para a socialização do funcionário e a disseminação de uma cultura organizacional e sua importância. A metodologia vale-se de uma abordagem qualitativa Os resultados apontam para um atrelamento das estratégias de socialização à busca de funcionários com perfil ajustado à cultura da organização e os processos de socialização após a entrada do candidato na empresa, reforçando assim a importância da socialização na integração dos funcionários.
Palavras chave: Organizações, cultura organizacional, socialização de funcionários, histórias, símbolos, linguagem , mudança.
Introdução:
A cultura organizacional é uma ferramenta importante que integra os colaboradores com os princípios e valores implantados em uma organização fazendo com que funcionário perceba, aceite e compartilhe os valores e crenças que formam a cultura da empresa. Assim apresentaremos algumas atitudes tomadas pelos empregadores para tornar mais fácil a inclusão de um novo membro em uma cultura já fixada. As organizações precisam promover a socialização de seus novos membros e integrá-los adequadamente em sua forma de trabalho caso contrário estes sem estarem totalmente adeptos a nova cultura quando começam a trabalhar podem desorganizar as convicções e os costumes vigentes nela. Nas empresas em geral a socialização visa criar um ambiente imediato favorável e receptivo durante a fase inicial de emprego, para que o novo funcionário sinta-se como parte integrante da firma. Ninguém é jogado na cova dos leões para se defender por si próprio em um ambiente desfavorável. Pelo contrário a socialização quer aplainar o caminho. Os novos funcionários também passam por três estágios na socialização, a pré-chegada , o