Aprendizagem organizacional
Bruno Carvalho Senra
Fabiano Cardoso Pirissato
Jean Crescencio
Jéssica Sidor Batistela
Mariana Broggiatto
RESUMO
O presente artigo pretende ser uma contribuição para a compreensão e entendimento do conceito de aprendizagem organizacional e apresentar aqui sua importância para a organização e para cada individuo, como também, apresentar conceitos básicos e atuais de como ocorre à aprendizagem organizacional em um meio repleto de transformações, pois uma organização que aprende é um processo sócio interpretativo cultural de auto desenvolvimento.
Palavras-chave: Aprendizagem. Organização. Empresa. Objetivo. Transformações.
INTRODUÇÃO
As organizações são compostas por parte física, capital tangível e intangível. Os indivíduos que atuam nas organizações em qualquer que seja seu nível, são capazes de desempenhar suas atividades dedicando-se a elas para tornar a organização ativa, para isso é necessário estar em constante desenvolvimento e transformação.
Comportamento organizacional é composto por um grande número de teorias que tem como base a pesquisa, com isso, a busca pelo conhecimento, pelo aprendizado, passa a ser, dentro da organização, fator importante para indivíduos e organizações. Dentro deste trabalho proposto estarão sendo abordados o que é esse aprendizado, seu conceito, atividades de treinamento, a cultura organizacional e transformações, visando não apenas a aprendizagem individual de cada componente de uma organização, mas sim uma aprendizagem da organização em um todo.
1 CONCEITO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
A aprendizagem organizacional surgiu como uma metodologia capaz de rever e inovar as práticas organizacionais. Tem como os principais elementos: o ser humano, novos métodos de assimilação do conhecimento, visão sistêmica, e a partilha do conhecimento.
Trata-se de um fenômeno que prima pelo aperfeiçoamento do aprendizado contínuo voltado para a transformação, sendo o ser humano um