aprendizagem no espaço não escolar
Gisele Pereira Anelo1
Anilda Machado de Souza2
Resumo: Este artigo apresenta o registro das atividades de Estágio Supervisionado em Espaço não
Escolar realizadas com um grupo de crianças que frequentam o Núcleo de Atendimento
Complementar (N.U.A.C.), situado junto a uma das escolas do município de Osório/RS. Com base nos pressupostos de uma aprendizagem significativa, foram desenvolvidas oficinas envolvendo música e contação de histórias. Os resultados indicam que além de despertar as crianças para o mundo da imaginação envolvendo mente e corpo, a literatura e a música são ricos instrumentos mediadores de conhecimento no universo dos espaços não escolares.
Palavras-chaves: educação não formal - aprendizagens significativas – música - literatura.
Abstract: This paper presents the record of the activies of Supervised Internship in School Space not conducted with a group of children attending the Center for Complementary Care, located along one of the schools in the town of Osório/RS. Based on the assumptions of a significant learning, were developed workshops involving music and storytelling. The results indicate that in addition to awaken children to the world of imagination involving mind and body, literature and music are rich mediating instruments of knowledge in the universe of non-school spaces.
Keywords: non-formal education - Meaningful leaming - music - literature.
Introdução
Atualmente as crianças parecem se interessar apenas pelos jogos e brinquedos eletrônicos, deixando de lado o mundo mágico dos livros e da música, mas sabemos que atividades que envolvem tanto a literatura como a música, são extremamente fundamentais na exploração da fantasia e da imaginação.
As atividades desenvolvidas no N.U.A.C.,sob a forma de oficinas, enfatizou a aprendizagem significativa, através do exercício da criatividade, da imaginação, da expressão corporal e musical, da contação de histórias, num ambiente rico em