aprendizagem motora
INSTITUTO UNIBAM
EDUCAÇÃO FÍSICA
APRENDIZAGEM MOTORA
(Profª Lúcia Barbosa)
CHAVAL-CE
SETEMBRO/2013
FORMULÁRIO DE AULA DE CAMPO
I – OBJETIVO Desenvolver no aluno sua coordenação motora global e fina, melhorando dessa forma os aspectos cognitivos e afetivos dos mesmos.
II- JUSTIFICATIVA Com as praticas de Educação Física os alunos adquirem conhecimento sobre seu próprio corpo e seus limites, como também desenvolvem sua psicomotricidade. As brincadeiras (recreativas) introduzidas nas aulas ajudam os alunos a se socializarem e também se sentirem livres pois estas diferentemente dos jogos tem regras mais simples e flexíveis o que para a criançada é sinônimo de liberdade.
III – METODOLOGIA A metodologia empregada foi a competitiva. Dividiu-se a sala de aula em dois grupos de 18 alunos e cada grupo tinha que executar a mesma tarefa no menor espaço de tempo possível, sagrando-se vencedor aquele grupo que realizasse suas tarefas mais rapidamente, buscando dessa forma conhecer as habilidades (destresa) de cada aluno, em outra se procurou explorar o raciocínio rápido dos aluno. As tarefas apresentadas foram; empilhamento de cubos de madeira; empilhamento e desmonte dos cubos de madeira; brincadeira do Pum usando o nº 3 e seus múltiplos; brincadeira de amarrar e desamarrar o cadarço no braço; onde estar à bola;
IV – CRONOGRAMA Dia 11 de setembro de 2013 das 10:00hs as 11:45hs aplicou-se algumas atividades recreativas com 36 alunos entre 11 e 13 anos de idade, cursando o 6º ano do ensino fundamental, do turno da manhã da E E F Epitácio Brito de Oliveira, nesta cidade.
RESULTADOS
Com uma participação em massa dos alunos a competição tornou-se bastante acirrada entre os grupos o que de certa forma já era esperado uma vez que nesta faixa etária a criança gosta de competir, medir força e habilidades contra adversários alem de ser uma recreação nova para eles.