Aprendizagem de Habilidades Sociais
SOCIAIS E CONTROLE
DA ANSIEDADE: ESTUDO
DE CASO CLÍNICO
estudos, Goiânia, v. 36, n. 1/2, p. 209-233, jan./fev. 2009.
THAISSA NEVES REZENDE PONTES
Resumo: o presente estudo teve como sujeito uma senhora de 40 anos de idade, mãe de duas filhas pré-adolescentes, solteira, que trabalhou como empregada doméstica.
Foram utilizados princípios e técnicas de modificação do comportamento da Terapia Comportamental para superar suas principais dificuldades, que foram. Os resultados obtidos comprovaram a eficácia da intervenção devido a uma observação na diminuição da frequência de comportamentos indesejáveis e no aumento do número de comportamentos desejáveis.
Palavras-chave: treino, ansiedade, problemas, mudança comportamento
APRENDIZAGEM DE HABILIDADES SOCIAIS E CONTROLE DA ANSIEDADE: ESTUDO DE CASO CLÍNICO
A
Terapia Comportamental ou Terapia Analítico comportamental é uma abordagem em Psicologia que tem como característica o uso de análises funcionais com o intuito de identificar as contingências que mantêm o comportamento de interesse. Tem como base a
Análise do Comportamento e o Behaviorismo Radical como
209
210
estudos, Goiânia, v. 36, n. 1/2, p. 209-233, jan./fev. 2009.
filosofia. É uma linha terapêutica que se baseia nos princípios da aprendizagem operante e respondente, que podem produzir mudanças no comportamento humano de modo a torná-lo mais funcional (CASTANHEIRA, 2002).
De acordo com Castanheira (2002), um dos principais objetivos da Terapia Comportamental consiste em compreender as dificuldades dos clientes a fim de propor estratégias e intervenções baseadas na análise funcional do comportamento. A literatura aponta que a intervenção na Terapia Comportamental consiste em operacionalizar o comportamento de interesse, observando sob que controles o indivíduo responde. Isto implica em identificar as contingências que mantêm o comportamento – problema para, então, modificá-lo.
No modelo