aprendizagem da avaliação
Houve uma preocupação em relação à avaliação da aprendizagem, enfatizando o cuidado que os docentes precisam ter com a aprendizagem do aluno, parando de examinar e sim avaliar, pois examinar tem a característica seletiva e, avaliar tem o caráter de diagnosticar e incluir, sempre objetivando que o aluno aprenda de fato e não participando de um processo seletivo, sempre tendo em vista a aprendizagem e a avaliação a serviço dessa tarefa, vira conseqüência, o aluno se apropria do conhecimento, aprende e de fato é aprovado. Entendemos então que o exame não esta preocupado em que o aluno aprenda, sua função é de aprovar ou reprovar.
Os docentes na posição em que ocupam, observam a necessidade de adquiri e investir na aprendizagem da avaliação, primeiro passo é estar disposto a aprender essa prática, por, mas que o sistema implantou por muitos anos o modo de examinar essa pratica não impedi que uma nova seja aceita, já que avaliar possibilita buscar novas propostas, levando em conta o desenvolvimento do aluno. Esse processo de avaliar deve esta atrelada ao investir diário, no cotidiano do professor.
A prática de avaliar possibilita ao docente um olhar voltado para sua própria prática, uma oportunidade de ver como esta sendo sua ação pedagógica, se esta adequada, se esta atendendo as necessidades dos alunos.
Como educadores temos que estar dispostos a aprender um novo modo de ser e de agir e de aprender avaliar, e não continuarmos presos no que foi repassado ao longo dos anos. O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita (Guimarães Rosa).
A aprendizagem da avaliação
Resumo
Aluno (a): Aryana Assis