APRENDIZAGEM: ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
1271 palavras
6 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CAJAZEIRAS ( ISEC)CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DISCIPLINA: TEORIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
ALUNA: SANDRA SOARES SARMENTO
APRENDIZAGEM: ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
São João do Rio do Peixe
2013
SANDRA SOARES SARMENTO
APRENDIZAGEM: ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
Trabalho apresentado para Avaliação da Disciplina Teoria do desenvolvimento e aprendizagem ministrada pelo professor Washigton Soares.
APRENDIZAGEM: ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA
Aprender é com certeza uma das coisas mais fantástica que o homem pode experimentar e realizar. Torna-se ainda mais fantástica porque o homem é capaz de aprender algo novo independente das limitações e da idade , mesmo que seja o mais simples dos aprendizados. Certamente essa capacidade foi imprescindível para o processo de adaptação e a perpetuação da espécie.
O ato de aprender envolve circuitos neuronais e está relacionado com a percepção, a memória, os sentimentos, a motivação, o raciocínio, a emoção, a atenção, a maturação anatômica, as funções cerebrais, a interferência do meio e a experiência individual. Esses aspectos são considerados em pequena ou em grande parte pelas teorias que buscam compreender e\ou explicar aprendizagem humana.
A consciência por parte do professor que o ato de aprender está relacionado com esses fatores o faz está mais atento para criar estímulos certos e interferir de maneira efetiva no direcionamento da aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades com o educando. A busca por tentar compreender a dinâmica que envolve o ensinar e o aprender, certamente foi o que incentivou alguns psicólogos a desenvolver suas teorias da aprendizagem.
As investigações que a psicologia faz sobre a aprendizagem são com certeza importantes para a pedagogia já que o ponto central desta é o processo de ensino e aprendizagem.
Para que o sujeito aprenda é imprescindível