Aprendizado.
Denomina-se pêndulo simples o sistema que é composto por um corpo que realiza oscilações preso à extremidade superior de um fio ideal que permite sua movimentação livremente lateral. A massa fica sujeita a força restauradora causada pela gravidade. As dimensões do corpo são desprezadas quando comparadas ao comprimento do fio ligado ao centro da massa fixada verticalmente (figura1.1).
Figura1.1: Representação de um pêndulo simples: uma massa puntiforme m, presa a um fio de comprimento L.
Desconsiderando a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio L e o peso da massa m (figura 1.2).
Figura 1.2: Diagrama de forças que atuam sobre o pêndulo simples.
O pêndulo físico consiste de um corpo físico e rígido de massa bem distribuída, entre a extremidade e o centro ou uniforme por toda parte, suspenso em torno de um eixo que possa oscilar em linha vertical. Quando submetido a pequenos deslocamentos angulares, realiza movimentos oscilatórios sob a ação da força gravitacional constante, chamado de Movimento Harmônico Simples, em um sistema estável já que não existe perda de energia no ambiente (figura 1.3).
Figura 1.3: Um pêndulo físico. Quando o ângulo = 0, o centro de massa C está situado diretamente abaixo do ponto de suspensão.
2. OBJETIVO
Durante as realizações das práticas foram claras todas as dúvidas sobre o objetivo de ambas as técnicas supervisionadas pela professora responsável, logo:
3.1. PÊNDULO FÍSICO
* Estudar o movimento de um pêndulo físico por uma barra uniforme; * Determinar o valor da aceleração da gravidade local g.
3.2. PÊNDULO SIMPLES
* Estudar o movimento do pêndulo simples, determinando a dependência entre o período de oscilação T e o comprimento do fio L; * Determinar graficamente o valor da aceleração da gravidade local g.
3. METODOLOGIA
Na realização experimental do pêndulo simples, foi utilizado um suporte com eixo