aprendizado
O ciclo operacional corresponde a todas as ações necessárias e exercidas para o desempenho de cada atividade. É o processo de gestão de cada atividade e inclui o planejamento, a execução e o controle.
O ciclo econômico evidencia os eventos econômicos no momento em que acontecem, bem como a sua mensuração econômica. É no ciclo econômico que se apura o resultado do desempenho das atividades.
O ciclo financeiro corresponde ao processo de efetivação financeira de cada evento econômico em termos de fluxo de caixa.
Os ciclos e o aspecto temporal
Os ciclos são representados pelos momentos de realização dos eventos principais em termos de transcorrer de tempo. O mais comum é a identificação da duração dos ciclos em quantidade de dias. Obviamente, algumas atividades e tarefas são desempenhadas em horas ou minutos. Porém, é tradicional evidenciar os ciclos em termos do transcorrer de dias.
Quanto maiores os ciclos, ou seja, quanto maior a quantidade de dias para se executar um ciclo operacional completo, maior a necessidade de recursos econômicos necessários para a manutenção das atividades. Dessa maneira, uma gestão fundamental operacional é a gestão do tempo.
Há uma necessidade constante de buscar abreviar o tempo de execução das tarefas e atividades, objetivando maior produtividade dos recursos (o conceito de maior giro dos ativos), bem como sua otimização econômica, consumindo menor quantidade de recursos econômicos e, conseqüentemente, tendo menor necessidade de capital e dos custos financeiros envolvidos para obtenção desse capital.
Podemos evidenciar os três ciclos graficamente, em seus aspectos principais, considerando uma empresa industrial.
Ciclo Operacional
Pode ser definido como todas as fases operacionais existentes no interior da empresar que vão desde a aquisição de matérias-primas para a produção até o recebimento das vendas realizadas. Veja o ciclo operacional de