Aprendizado org
Fontes: David Garvin: “Aprendizagem em Ação” Peter Senge: “A Quinta Disciplina” Organizações que aprendem. Uma organização que aprende é uma organização hábil na criação, aquisição interpretação, transferência e retenção de conhecimento, e também na modificação deliberada de seu comportamento para refletir novos conhecimentos e insights. - David A. Garvin Questões que indicam se uma empresa pode ser considerada uma Learning Organization: A empresa possui uma meta definida de aprendizagem? A empresa é receptiva a informações discordantes? A empresa evita erros repetidos? A empresa perde conhecimentos críticos toda vez que sai uma pessoa chave? A empresa age com base naquilo que sabe?
Learning Organizations ( Organizações que aprendem), são organizações que têm capacidade de aprender, renovar e inovar continuamente. Segundo Peter Senge a proposta de Learning Organization é o resultado da convergência de cinco disciplinas: 1) Domínio Pessoal – Capacidade de cada um em obter os resultados desejados 2) Modelos Mentais – As imagens que cada um tem do mundo, que resultam em interpretações únicas 3) Visão Compartilhada – Exercício de alinhamento e estímulo ao engajamento de uma equipe para agir em uma determinada direção 4) Aprendizagem em Equipe – Estímulo ao desenvolvimento de aptidões de um grupo, onde o resultado é maior que a soma das partes 5) Pensamento Sistêmico – Visão do todo, das inter-relações entre as partes e dos mecanismos de causa e efeito
Para Senge, quando estas cinco disciplinas funcionam em conjunto, a organização é capaz de aprender, sendo que o raciocínio sistémico é o responsável pela integração de todas as demais. A ideia é reduzir as deficiências de aprendizagem, a partir de sua identificação e aplicação de algumas técnicas que exercitem um raciocínio sistêmico, o qual permitirá o desenvolvimento das outras disciplinas.