APRENDIZADO MÃE-BEBÊ
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Desenvolvimento Humano II
O que podemos aprender com as mães e os bebes? (acredito que a ser um individuo social: o bebe aprende a se comportar diante do mundo imitando as ações da mãe, aprendendo o que é certo e o que é errado, e a mãe aprende a doar-se, o altruismo) Mãe: tentativa de recriar velhos laços do novo relacionamento com o bebe, a satisfação de várias necessidades narcisista\,
- Tem que se confrontar com a própria insuficiência e incompletude. (sentimento de completude e plenitude durante a gravidez de certo modo acaba com a diferença entre o bebe real e o bebe imaginário).
- Aprendem a aceitar as limitações e as necessidades do bebe
- aprende a criar um compromisso com o bebe (determinado pelas escolhas de investimentos e de objetivos)
- a mãe aprende a tolerar o enorme egoísmo dos bebes porque, cuidando deles, estão ao mesmo tempo alimentando suas proprias necessidades e desejos egoístas.
Bebe aprende a se comportar e a se identificar com a sua família, carregando o seu sobrenome e de certo modo, uma “missão a ser cumprida”, alem de aprender um pouco de si mesmos através do “espelhamento” da mãe, ele passa a ter uma imagem do próprio self. (espelho serviria como uma maneira de olhar para a mãe e se enxergar, tal como acontece nos relacionamentos adultos)
http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=226
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (arrumar dps)
Psicologia e Pedagogia: As primeiras relações. Brazelton, T. B., Cramer, B. G. Capitulo 1, Sao Paulo, Livraria Martins Fontes Editora Ltda.
http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=226