APRENDIZADO FORMAL
Minha tragetória no aprendizado formal começou aos 5 anos de idade quando fui matriculado na pré - escola onde tive meu preimeiro contato social de aprendizado e responsabilidade, começando com atividades de interação onde brincavamos com peças de montar, quebra-cabeças e todo tipo de atividades do genero estimulando assim a criatividade.
No ano seguinte aos 6 anos de idade, as atividade manuais começaram a se tornar mais complexas como trabalhos de colagem, de recorte, assim como pintura e desenho.
Aos 7 anos ingressei no primeiro ano primario aonde comecei a minha alfabetização primeiro conhecendo o alfabeto e as primeiras sentenças matemáticas, seguindo até o quarto ano primário aprendendo história, geografia, ciências, português, etc.
A fase seguinte foi aos 11 anos no comceço do ginasio ( quinta série ) onde conheci matérias mais complexas como algebra e inglês entre outras.Também não posso esquecer matérias importantes na formação social como educação moral e cívica e educação física onde aprendi a me posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais e conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade.
conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
A última parada foi no coloegiau onde comecei uma fase mais adulta conhecida também como " Ensino Médio ".O Ensino Médio passa a ter a característica da terminalidade, o que significa assegurar a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitar o prosseguimento de estudos, garantir a preparação básica para o