Aprendi com as ideias de S crates que
Sócrates tinha um pensamento muito complexo e deixava se expressar pelas suas ideias que são de fácil compreensão. A frase “conhece-te a ti mesmo”, declara a opinião de Sócrates sobre a liberdade de expressão do ser humano. Antes de querer conhecer a natureza e persuadir os outros, cada um deveria conhecer a si mesmo.
Suas leis demonstrarão que as pessoas deveriam ter o livre arbítrio de se expressar, de elaborar suas próprias ideias, conceitos da sabedoria, ter amor pela sabedoria e respeito pela verdade. Sócrates sabia fazer o erro e a mentira valerem tanto quanto a verdade. Ele fazia perguntas sobre as ideias e sobre os valores nos quais as pessoas acreditavam o que julgavam conhecer, isso fazia elas ficarem se questionando, pois quando tentavam responder ao célebre “o que é?” descobriam que não tinham respostas, pois nunca haviam pensado sobre suas crenças. As ideias de Sócrates, tem esse objetivo de nos deixar se questionando sobre as coisas. Ele procurava a essência verdadeira da coisa, da ideia, do valor. Procurava o conceito das coisas e não a opinião que temos. A diferença entre uma opinião e um conceito é que a opinião varia de pessoa pra pessoa, de lugar pra lugar, é instável. O conceito é uma verdade intemporal, universal e necessária que o pensamento descobre mostrando que é a essência universal, intemporal e necessária de alguma coisa.
Considerando que o poder é mais forte se ninguém pensar, se todos aceitarem as coisas como lhe são apresentadas e não necessariamente como são na realidade. Tem que ter amor pelo conhecimento e pela sabedoria.