Aprender
Fonte: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=defini%C3%A7%C3%A3o+de+g%C3%AAner o+textual+e+os+elementos+que+caracterizam+um+g%C3%AAnero+.ppt&source=web& cd=4&cad=rja&ved=0CEAQFjAD&url=ftp%3A%2F%2Fftpaluno.umc.br%2Fprofs%2FVal dite%2FSistemas%2520G%25EAnero%2520(aula%25201).ppt&ei=Jh9jUaPeHpT89gSulo GYBg&usg=AFQjCNG8zlbubMKsw_dPRDtb2Rzj5RNUOA&bvm=bv.44770516,d.eWU
CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM ABORDADA
NO CURSO
Linguagem: fenômeno social, histórico e ideológico, ou seja, um lugar de interação humana. Assim, as condições específicas de cada campo de comunicação verbal geram um dado gênero (Bakhtin, 1929/1988).
O QUE É GÊNERO?
Gêneros são tipos de enunciados relativamente estáveis e normativos, que se constituem historicamente, elaborados por cada esfera de utilização da língua. Esses enunciados se relacionam diretamente a diferentes situações sociais, que geram, por sua vez, um determinado gênero com características temáticas, composicionais e estilística própria (Bakhtin, 1929/1988).
DE QUE MANEIRA O GÊNERO PODE INFLUENCIAR NO TEXTO?
Seleção de conteúdos temáticos; Plano geral do texto; Escolha lexical; Tamanho das orações e períodos; Tipos de laços coesivos; Utilização ou não de pronomes de 1ª ou 2ª pessoa; Utilização de tempos verbais; Maior ou menor correção gramática.
CLASSIFICAÇÃO DOS GÊNEROS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Gêneros primários(simples): são próprios das circunstâncias de uma comunicação verbal espontânea, por exemplo, o diálogo cotidiano, uma carta informal. Gêneros secundários (complexos): veiculam enunciados típicos de uma comunicação cultural mais complexa e evoluída, principalmente a escrita, por exemplo, um romance, um discurso científico.
O QUE É TEXTO?
Texto: a noção de texto designa toda unidade de produção de linguagem que veicula uma mensagem linguisticamente organizada e que tende a produzir um efeito de coerência sobre o destinatário (um diálogo familiar,