Aprender e ensinar arte no ensino fundamental
O aluno já tem um cabedal de conhecimento sobre arte é preciso que a criança busque inspiração, e é esse o papel do professor, é preciso que a criança busque respostas e estímulos.
Fazer questionamento com as crianças é bom que elas resgatam valores morais e sociais, a criança aprende a se tratar com respeito e urbanidade. Nunca trabalhamos arte pura, sozinha nos colocamos sentimentos, a arte representa um conceito histórico social.
Além do uso das cores podemos usar a criatividade, com giz de cera ou derretendo uma vela misturando cores, a criança pode criar suas imagens partindo de uma experiência pessoal particular, de algo que viveu ou aprendeu.
O conteúdo de arte não deve ser tratado de qualquer jeito é uma área de conhecimento e requer capacitação dos professores para orientar a formação dos alunos.
Arte é explorar o que o aluno já sabe, na aula de arte é sempre bom contar uma história e mandar eles fazerem um desenho, usar a imaginação.
O professor é responsável por explorar vários tipos de linguagem, é preciso usarmos o bom senso, aula de arte não é só desenho, temos que explorar tudo ao nosso redor, a natureza, olhar o céu os passarinhos tudo isso desperta o interesse do aluno pela arte.
O aluno em situação de aprendizagem precisa ser convidado a se exercitar nas praticas de aprender a ver, observar, tocar, ouvir, atuar e refletir sobre elas pra que elas soltem a imaginação.
Quando se elabora um plano de aula tem que passar confiança para o aluno, para assim ter a troca de informações, porque quanto mais conhecimento a criança adquire mais falante e mais interessada ela se torna.
Temos que trabalhar o contexto social com a criança porque isso é conhecimento e cabe a nos passarmos isso a eles.
Devemos trabalhar a disciplina na arte, explorando a criatividade da criança e usando suas habilidades. A arte desenvolve a arte de refletir.
Quando a criança atribui o som ao barulho ela desenvolve