Aprender a viver
Bacharelado em Psicologia
Disciplina: Introdução à Filosofia
Professor: Jorge Nery
Semestre: 1°/Matutino
Aluno: Claudson Santana
Resenha Crítica
01- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FERRY, Luc, Aprender a viver: filosofia para os novos tempos. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
02- APRESENTAÇÃO DO AUTOR DA OBRA
Luc Ferry nasceu em Paris em 1951, é um filósofo francês e antigo professor de filosofia e político engajado em favor da União para um movimento popular (UMP) e, enquanto filósofo, assume-se como um dos defensores do Humanismo Secular, visão do mundo que se contrapõe à religião, por conta do seu compromisso com o uso da razão crítica em lugar da fé, na busca de respostas para as questões humanas mais importantes., aliás, da sua responsabilidade a lei da proibição do uso de trajes religiosos (por exemplo, véus sobre a cabeça e rosto das mulheres islâmicas) em escolas públicas da França. De acordo com Ferry, uma filosofia começou a ser completa quando ela se afasta de Deus. Quanto mais a filosofia for ateia, mais corresponde à definição de filosofia.
Filósofos como Nietzsche, Sartre, Kant, Heidegger exerceram grande influência no pensamento do autor, e na sua forma de ver o mundo e o homem em si.
03- PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
O autor Luc Ferry é um Humanista secular e tem uma visão crítica acerca da humanidade hoje. Podemos perceber em sua obra essa forma crítica que ele tem acerca do humanismo. O livro aborda, através desse pensamento do autor que “em filosofia se reflita. Que se pense nela (...), por vezes, de modo crítico e interrogativo também” (pág. 19), ou seja, é com espírito crítico que se deve pensar as coisas.
O autor como um humanista, ele diz que o homem, através da sua própria razão, através de si mesmo que consegue refletir, encontrar soluções para suas próprias respostas, que ele não precisa de um “Outro para conseguir a sua salvação”.
No livro, o autor