Aprender a viver com dislexia
Autor: Ana Margarida Silva
Sumário: Esta proposta de estudo intitula-se Aprender a viver com Dislexia e pretende identificar as estratégias que os alunos disléxicos utilizam, no seu dia-a-dia, para superarem as dificuldades de leitura e escrita com que se deparam.
Este trabalho tem como pressuposto a aplicação de questionários a disléxicos adultos, no sentido de aferir estratégias compensatórias por eles usadas e, deste modo, conhecer formas de melhor intervir junto de outros com a mesma problemática.
Percebendo os mecanismos de superação de dificuldades, utilizadas com sucesso por outros, poder-se-á usar essa informação para dotar o ensino de novas metodologias capazes de atenuar as frustrações e fracassos que, desde sempre, empurraram para fora do sistema aqueles que não conseguem superar por si, ou através de apoios, as muitas dificuldades que encontram.
Palavras-Chave: dificuldades de aprendizagem, dislexia, estratégias de superação. Introdução
Este trabalho insere-se no propósito do projeto de mestrado com o tema: dislexia. Este estudo constitui, também, um desafio pessoal, que se iniciou com a realização de uma unidade de observação e intervenção em Psicopedagogia e por defender os princípios da escola inclusiva e acreditar verdadeiramente na educabilidade de todos os alunos. Tal como está definido na legislação Portuguesa: “No quadro da equidade educativa, o sistema e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade, do que decorrem diferentes tipos de estratégias que permitam responder às necessidades educativas dos alunos. Deste modo, a escola inclusiva pressupõe individualização e personalização das estratégias educativas para todos os indivíduos.”
(Decreto-Lei 3/2008, de 7 de janeiro
Problema:
A Educação é indispensável no crescimento e desenvolvimento de qualquer indivíduo. Por este motivo, qualquer pessoa deve ter acesso a uma plena Educação.
Neste sentido, uma criança com dislexia deve ter uma