Aprender quimica
CURSO DE PEDAGOGIA
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE III
ZANON, Lenir Basso, PALHARINI. Eliane Mai. A química no ensino fundamental de ciências. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Aprendizagem Real N° 2, NOVEMBRO 1995
“Muitos alunos e alunas demonstram dificuldades em aprender química, nos diversos níveis do ensino, por não perceberem o significado ou a validade, do que estudam”.( pág 15)
“Quando os conteúdos não são contextualizados adequadamente, estes se tornam distantes, assépticos e difíceis, não despertando o interesse e a motivação dos alunos”.( pág 15)
“Mais preocupante ainda é a dificuldade demonstrada mesmo por alguns professores de química em relacionar conteúdos específicos com eventos da vida cotidiana.”(pág 15)
“Em geral, os professores de ciências têm formação deficiente em química, por isso é necessário intensificar o debate e reflexão em torno desta problemática para que a química — tão presente na vivência cotidiana — possa ser mais contemplada na formação básica dos alunos, trazendo maior contribuição para melhoria na qualidade de vida.”( pág 15)
“Chassot (1992) diz que “o conhecimento químico deve permear toda a área de ciências de 5ª a 8ª séries, e não se restringir a um semestre isolado, no final do primeiro grau, onde em geral se”. “Antecipam conteúdos do segundo grau”. O autor critica o fato da área de ciências serem fracionada em disciplinas. Nossas ações e reflexões têm apontado para a superação da forma fragmentada e distante com que a química vem sendo abordada, e estamos cada vez mais nos convencendo de que é necessário e possível iniciar os alunos numa certa abordagem da química muito antes da 8ª série.”( pág 15)
“O processo de ensino-aprendizagem em ciências na EFA é organizado com base em temas amplos de estudo, conforme descrito por Araújo e Maldaner (1992). Os alunos são intensamente envolvidos na execução de atividades