aprender ensinar construir e interagir
O texto aprender e ensinar construir e interagir mostra a relação entre aprendizagem e ensino, mostra também a importância de ambos para se alcançar o objetivo maior que é uma escola voltada para os interesses dos alunos e comprometida em melhorar a qualidade de ensino cada vez mais. O autor busca explicar essa relação entre ensino e aprendizagem baseando-se nas perspectivas construtivistas.
As perspectivas construtivistas na educação são configuradas por uma serie de princípios explicativos do desenvolvimento e da aprendizagem humana que se completam, integrando um conjunto orientado a analisar, compreender e explicar os processos escolares de ensino aprendizagem.
O construtivismo parte da crença de que o saber não é algo que esta concluído, terminado, e sim um processo em incessante construção e criação. Assim o conhecimento é um edifício erguido por meio da ação da elaboração e da geração de um aprendizado que é produto das conexões do ser com o contexto material e social em que vive com os símbolos produzidos pelo individuo das interações vivenciadas na sociedade.
Nesse processo de interação com o objeto a ser conhecido, o sujeito constrói representações que funcionam como verdadeiras explicações e se orientam por uma lógica interna que por mais que possa parecer sem sentido para o outro faz sentido para o sujeito.
Com isso o que o aluno pode aprender em determinado momento da escolaridade depende das possibilidades delineadas pelas formas de pensamento que se tem naquela fase de desenvolvimento, dos conhecimentos que já construiu anteriormente e do ensino que recebe. O conhecimento é resultado de um complexo processo de modificação reorganização e construção utilizada pelo aluno para entender os conteúdos escolares.
Mas o desencadeamento da atividade mental construtiva não é suficiente para que a educação escolar alcance os objetivos a que se propõe: que a aprendizagem esteja